APLITEC Aviação Agrícola
PROTOCOLOS
sei.jpg

4º Protocolo Envio - 05/06/2022

Protocolo Nº 00068.000248/2022-18

Resposta ao Auto Infração 001537.I/2022

Ilmo

ASJIN/ANAC

 

 

            Prezados, em resposta ao auto de infração recebido em nome da empresa APLITEC Aeroagrícola LTDA, antecipamente pedimos desculpas pelo fato de nossa empresa estar vinculada neste processo. Estaremos mais atentos ao selecionar e comprar peças para nossas aeronaves, verificando as oficinas homologadas.

            Em nosso caso, não realizamos o serviço de manutenção nem mesmo a troca do para-brisa, apenas foi comprado e ainda está em nosso almoxarifado.

            Diante deste fato, gostaríamos da aplicação do critério de arbitramento sumário de multa.

            Diante do exposto agradecemos a atenção, muito obrigado.

 

                                                                       Indaituba/SP, 05 de Junho de 2022. 

sei.jpg

3º Protocolo Envio - 28/04/2022

Protocolo Nº 00058.045625/2021-78

Resposta ao Ofício nº599

Ilmo

Sr. Responsável

GTVC/GOAG

 

            Prezados, Bom Dia,...

            No interesse do feedback ao ofício recebido no dia 27 de abril de 2022, por meio do sistema eletrônico SEI. Deixamos o seguinte parecer, quando aos procedimentos adotados pela empresa no que tange a melhoria da segurança operacional da empresa, após a ocorrência da aeronave PT-GYT.

            Imediatamente após a ocorrência a equipe da Aplitec Aero Agrícola LTDA, se posicionou fortemente no controle da segurança operacional mediante a comunicação direta e sistêmica de todos os pilotos no grupo através da criação de um grupo de reportes dentro da plataforma do WhatApp, de modo que todos os pilotos podem apresentar as ameaças observadas para que ações como mitigações de riscos possam ser realizadas.

            Não apenas isso, mas, meses após o evento a Aplitec Aero Agrícola LTDA, buscou os treinamentos oferecidos a todos os pilotos pela empresa Piloto Aero, de propriedade do piloto e especialista em segurança de voo o Sr. João Antonio Ceccarello Franco, que há mais de 10 anos trabalha no setor de aviação agrícola com criação de procedimentos operacionais padronizados.

            Após o encontro de segurança que foram divididos em 2 dias, de forma eletrônica, devido a condição atual de COVID19 que não permitiu encontros pessoais, a empresa contratou a Piloto Aero, para padronizar seus procedimentos e atuar na melhoria da segurança operacional da Aplitec Aero Agrícola LTDA.

            A plataforma da Piloto Aero foi inserida na Aplitec Aero Agrícola LTDA., para uso sistêmico por todos os pilotos e diversos resultados positivos vieram a ocorrer como:

✅ Envolvimento direto dos pilotos no APP da Piloto Aero;

✅ Relatos (RAC) em ferramentas operacionais, como podem visualizar no [Anexo A];

✅ Ação de Gerenciamento de riscos após os relatos como podem visualizar no [Anexo B];

✅ Elaboração de um Programa de Treinamento Operacional (PTO), apresentado para a ANAC no ano seguinte [Anexo C];

✅ 2 Atualizações no Manual de Segurança Operacional e Programa de Resposta à Emergência, apresentado para a ANAC em setembro de 2021 e dezembro de 2022 [Anexo D], em especial as atualizações dos programas elas ocorrem anualmente junto com a Plataforma da Piloto Aero, no intuito de garantia a melhoria nos processos;

✅ Em especial a identificação de perigos das áreas de aplicação, apontadas neste ofício no item 2.2. Respondemos a nova forma de identificação de risco com a padronização da melhoria apontada em nosso MGSO:

 

“Os GRSO são avaliados por especialistas em segurança de voo, o qual se define as métricas de segurança operacional, os riscos e ameaças existentes. Definindo através das informações adicionais a ação correta para diminuir a exposição do risco observado. Conforme consta em nosso MGSO item 4. pág 25 a 32 [Anexo E]

Qualquer anormalidade observada pelo piloto ou funcionário, eles realizam um reporte via ferramenta através do Botão RAC no APP. Após o reporte no RAC, é criado um gerenciamento de risco, a mitigação é implantada e um boletim de comunicação é informada a todos os profissionais envolvidos na atividade agrícola na plataforma, aumentando a consciência situacional e a melhoria contínua da segurança no setor de forma integrada. Este procedimento está descrito no MGSO nas páginas citadas acima. Observando a necessidade ou os prazos considerados o mesmo procedimento se aplica nas auditorias e vistorias de segurança operacional.

Todos os funcionários recebem um boletim de guia de uso do APP Piloto Aero para ter conhecimento de todos os recursos disponíveis, conforme anexo a este documento”.

            Informamos que estas medidas e ações surtiram diversos efeitos positivos em nossa empresa, assim como estamos abertos para melhorias e correções adicionais apresentadas por esta agência ANAC.

            Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.         

                        Orlândia/SP, 28 de abril de 2022.

sei.jpg

2º Protocolo Envio - 13/12/2021

Protocolo Nº 00066.016055/2021-18

Solicitação de Atualização de MGSO, PRE e PTO

Ilmo

GTPO-DF

 

 

            Prezados, dando continuidade no processo de atualização dos documentos de nossa empresa, conforme o

Disponibilizamos em anexo os seguintes documentos:

  • Cópia do MGSO atualizado – Revisão 03 – (Mudança em todo manual, adequação a Plataforma eletrônica de SGSO);

  • Cópia do PTO atualizado – Revisão 02 – (Mudança em todo manual, adequação a Plataforma eletrônica de SGSO);

  • Cópia do PRE atualizado – Revisão 03 – (Mudança em todo manual, adequação a Plataforma eletrônica de SGSO);

  • FOP 107-119 preenchida;

  • Autorização como Procurador;

  • Ofício de Solicitação de Serviço

 Com o intuito de uma análise por parte dos especialistas da ANAC, para o interesse da empresa, na oportunidade de revisão do MGSO, PRE e PTO na manutenção da melhoria contínua da segurança operacional, através da ferramenta Piloto Aero.

            No anexo em conjunto com este ofício segue os documentos para apreciação.

Aguardamos um parecer.

32bb1c_a70d883e50e144be8b261d2886799f94~mv2.png

1º Protocolo Envio - 08/10/2021

Sedex Nº QB458166203BR

Envio de Kit de Boas Vindas, com certificados e documentos pertinentes. 

 

            Diante do exposto agradecemos a atenção.

 

                                                                       Indaiatuba/SP, 08 de Outubro de 2021